HOME Institucional

Institucional

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

O Colégio Auxiliadora foi fundado em 29 de março de 1954, pelas Irmãs Salesianas, Filhas de Maria Auxiliadora, por solicitação e total apoio do Padre Quintilio Costinni, Padre Carlista e vigário de Campos Novos. O primeiro colégio localizou-se na Rua do Expedicionário nº 323, onde hoje está a atual Prefeitura Municipal. Sua primeira diretora foi a Ir. Eugênia Leite, e a Inspetora da época, Ir. Palmira Ghisoni.

Ao longo dos anos teve como diretores:

·         Ir. Eugênia Leite (1954 a 1959)

·         Ir. Giovana Gino (1960)

·         Ir. Cacilda Werner (1961 a 1966)

·         Ir. Maria Pereira Braz (1967)

·         Ir. Inês Theotonia Thiesen (1968 a 1973)

·         Ir. Thecla Zaydowicz (1974 a 1979 e 1987 a 1992)

·         Ir. Cecilia Brys (1980)

·         Ir. Lina Mondini (1981 a 1986)

·         Ir. Maria Ana Vegini (1993 a 1996)

·         Ir. Maria Ivone Ranghett (1997 a 1998)

·         Ir. Arlete Sandri (1999)

·         Ir. Helena Dalmonico (2000 a 2005)

·         Ir. Maria Floriani (2006 a 2010)

·         Ir. Maria Alzira Souza e Silva (2011 a 2013)

·         Ir. Alice Demarchi (2014 a 2015)

·         Marta Maria Guerra Koch (2016 a 2018)

·         Rodrigo Aparecido Bertacini (Atualmente)

 

Sob o título de “Patronato Auxiliadora”, a obra tinha por finalidade especial, a educação cristã de crianças e jovens e acolher as vocacionadas para as Missões Salesianas do Amazonas, sob o prelado Missionário D. Pietro Massa, que deu maior apoio e força para que este sonho se concretizasse.

Em 1954, o Colégio iniciou as suas atividades com 62 alunos matriculados de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, antigo primário. Já em 1955, foram matriculados 88 alunos incluindo a classe da 5ª série do ginasial. Em 1959 as Irmãs se mudaram para o atual Colégio, que ainda se encontrava em construção, mas que já podia acolher melhor tanto a comunidade quanto a escola.

Em 1962, foram abertas as matrículas para o Curso Normal. A primeira turma concluiu seus estudos no ano de 1964 com 16 alunas. Mais tarde, em 1977, foi oferecido à comunidade de Campos Novos, o Curso em Habilitação de Laboratorista de Análises Clínicas em nível de 2º grau, correspondendo ao Ensino Médio Profissionalizante.

Faz parte da história do Colégio o curso de Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio, que passou a ser oferecido a partir de 18 de agosto de 1998 com 21 alunos matriculados no turno da noite. A 1ª turma celebrou a sua conclusão no dia 21 de dezembro de 1999.

Em 2001, deu-se início ao grupo de Salesianos Cooperadores, num esforço conjunto para o atendimento de realidades mais necessitadas, incrementando a AJS e a Infância Missionária.

De 1964 até 2015, 1307 alunos concluíram seus estudos no Ensino Médio.

Hoje o Colégio Auxiliadora conta com aproximadamente 400 alunos distribuídos nos cursos de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As Irmãs, desde a fundação da instituição, contribuem nas atividades paroquiais e de promoção humana e social. O Colégio Auxiliadora, em resposta aos desafios de cada tempo, implantou:

Atividades com grupos de ex-alunos.

Investiu na inovação e modernização de espaços importantes da escola.

Ingressou no regime de Ensino de 9 anos para o Ensino Fundamental, segundo a Lei n.º 11.114/2005.

A partir de 2001 percebeu-se que em um país com dimensões continentais, era necessário ter estrutura para atuar em todas as regiões e compreender suas diferenças e peculiaridades e foi assim que, através de um convênio celebrado entre os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, formou-se a RSE- Rede Salesiana de Escolas.

A Rede Salesiana Brasil, hoje é uma Instituição reconhecida nacional e internacionalmente por suas práticas educativo-pastorais nos mais diversos âmbitos, somando forças entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), leigos e leigas colaboradores para a propagação do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Ao longo dos anos, a Rede Salesiana Brasil de Escolas investiu no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de um material didático impresso e digital próprio, no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje e na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativas. Hoje, a RSB- Escolas é a maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios, como é o caso do Colégio Auxiliadora.

Em 2008, foi à primeira escola a implantar o Sistema Acadêmico integrado, abrangendo todos os setores da escola e permitindo aos pais o acompanhamento escolar de seus filhos e controle financeiro; aos alunos a visualização dos conteúdos contidos nos diversos componentes curriculares, via Internet.

Em 2014, o Colégio Auxiliadora inovou mais uma vez, dando um salto qualitativo e tecnológico, saindo na frente como primeira escola da região a implantar o Material Didático Digital, para as turmas do 6º ano Ensino Fundamental anos finais e 1º ano Ensino Médio. Em 2016, para todas as turmas do Ensino Fundamental anos finais ao Ensino Médio. Material construído de forma colaborativa e integrada, com conteúdos interativos e intuitivos, além de passar o ano todo por um processo de atualização em tempo real.

 

Infraestrutura

O Colégio Auxiliadora possui excelente estrutura com salas amplas e arejadas; quadras e ginásio poliesportivos; parque infantil com brinquedos apropriados para o desenvolvimento motor e lazer das crianças; salão com jogos de mesa; salão de atos; biblioteca ampla com grande acervo literário; modernos laboratórios de ciências, química, física e de informática, todos utilizados para o desenvolvimento de atividades propostas em cada nível; salas de aulas equipadas com equipamentos multimídia; salas temáticas de língua portuguesa, matemática e física, arte. Além de oferecer uma Capela Temática para o desenvolvimento espiritual da criança e do adolescente.

Atualmente o Colégio Auxiliadora possui em sua estrutura:

Câmeras de monitoramento;

Biblioteca;

Bosque;

Capela Temática;

Campos de Futebol de Areia e Grama;

Ginásio de Esportes (Poliesportivo);

Laboratório (Química/Ciências/Biologia);

Laboratório de Informática;

Parque Infantil;

Quadras de Basquete;

Quadras de Futsal;

Quadras de Voleibol;

Sala de Reuniões

Sala dos Professores;

Salão de Atos;

Salas de Aulas;

Salão de Lazer;

Salas Temáticas (Língua Portuguesa/Matemática e Física/Arte);

Wifi.

 

"Nossas experiências nos levam a novas descobertas."

Formando Bons cristãos e honestos cidadãos!

Irmãs Salesianas


Colégio Auxiliadora


Missão

Promover educação de excelência alicerçada no Carisma Salesiano que responda às necessidades atuais da sociedade.

Visão

Ser uma rede de excelência acadêmica nas dimensões educativo-pastoral.

Valores

Sistema Preventivo Salesiano; Competência; Solidariedade; Ética; Fidelidade.

Sistema Preventivo

Educação centrada na pessoa e na promoção da vida pela razão, religião e amorevolezza. Acolhida alegre e confiante. Presença amiga. Valorização e autoestima.

Projeto Pedagógico-Pastoral

No Colégio Auxiliadora a educação é assumida como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com o conhecimento se constitui como pessoa.


Articulação da Infância Salesiana - AIS

É Articulação da Infância Salesiana. A criança está no centro do grupo e é iniciada na arte da liderança e do protagonismo. Conhece os valores da Espiritualidade Salesiana e busca identificar-se com os mesmos:

1 - Nasci para ser feliz

2 - Tenho um amigo, Jesus Cristo, filho de Maria

3 - Tenho uma família e faço parte da Igreja

4 - Estou aprendendo a servir: “O Senhor colocou-nos no mundo para os outros”

Os encontros do grupo são semanais e destinados as crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

 

Articulação da Juventude Salesiana - AJS

O Colégio Auxiliadora, como escola da Rede Salesiana Brasil propõe aos alunos a participação aos grupos da AJS (Articulação da Juventude Salesiana). A AJS representa a articulação dos grupos juvenis que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana e querem vive-la. A pessoa do jovem está no centro da proposta dos grupos. Por isso são os jovens que escolhem as atividades dos grupos e a maneira como realiza-la, proporcionando dinamismo aos grupos. Os grupos da AJS são espaços de protagonismo e liderança juvenil.  

Grupos da AJS no Colégio Auxiliadora:

Banda: Segunda-feira – 15h às 16h

Esporte: Segunda-feira - 8º e 9º ano – 16h30min às 17h30min

Teatro: 8º e 9º ano -  Terça-feira – 16h às 17h

Esporte: EM – Quinta-feira – 16h30min às 17h30min

Comunicação: Sexta-feira – 14h às 15h

 

Para os pré-adolescentes o Colégio Auxiliadora promove os grupos da AAS – Articulação da Adolescência Salesiana:

Grupo do 6º ano: Quarta-feira – 14h às 15h – quinzenal

Grupo do 7º ano: Terça-feira – 14h às 15h – semanal

 

Catequese

No Colégio Auxiliadora as crianças e adolescentes tem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos da fé cristã e preparar-se para os sacramentos através dos encontros de Catequese. A matrícula é feita na Matriz São João Batista e os encontros são semanais no Colégio:

Catequese Familiar: Quarta-feira – Missa no Colégio às 18h

Formação para Pais na Paróquia: Dias 12/03, 14/05, 13/08 e 01/10 às 20h.

 

Catequese de Pré-Eucaristia: Segunda-feira – 17h30min às 18h30min.

Formação para Pais na Paróquia: Dias 26/03, 06/08 e 22/10 às 20h.

 

Catequese de 1ª Eucaristia

Quarta-feira: 16h30min às 17h30min

Quinta-feira: 17h30min às 18h30min

 

Missa no Colégio para os Catequizandos e Famílias toda Quarta-feira às 18h.

 

Infância Missionária

No Colégio Auxiliadora as crianças podem participar do grupo da Infância Missionária. O grupo da Infância Missionária é formados por no máximo12 crianças, que, simbolicamente, lembram os Apóstolos, aos quais Jesus confiou a Missão de evangelizar até os confins do mundo (cf. Mt 28,16-20).

A Obra da Infância e Adolescência Missionária tem em vista:

1. Suscitar o espírito missionário universal entre as crianças.
2. Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida.
3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem.
4. Incentivar pais, educadores, catequistas a promoverem o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais.
5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças necessitadas dos cinco Continentes.

Saiba mais: http://www.pom.org.br/conheca-a-iam/

 

Grupos da Infância Missionária: Para crianças que estão no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais - Terça-feira das 10h30min às 11h30min – Semanal

 

Pastoral Juvenil Salesiana

“Expressão primeira e típica da missão educativa salesiana, tendo por finalidade habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens. Por habitar a vida e a cultura deles, entende a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que sua tarefa fundamental é propor a eles viverem a existência humana, como Jesus de Nazaré a viveu, viverem plenamente a própria humanidade, na expressão maior de sua dignidade de filhos e filhas de Deus e serem protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo” (cf. Quadro Referencial SDB, 2014, p. 30-31).

No Colégio Auxiliadora a Pastoral desenvolve as seguintes ações:

- Formação humana, cristã e salesiana para os colaboradores;

- Formação humana, cristã e salesiana para os Estudantes e familiares;

- Assessoria as aulas de Ensino Religioso;

- Catequese;

- Grupos da Infância Missionária, AIS (Articulação da Infância Salesiana), AAS (Articulação da Adolescência Salesiana) e AJS (Articulação da Juventude Salesiana);

- Acolhida diária dos alunos;

- Projetos na linha da evangelização, liderança e protagonismo juvenil – “Fazer o bem” – Amigos do Bem, Amigo Legal e Simples Assim.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(49) 3541-0592


ENDEREÇO

Rua Tancredo Neves, 351, 89620-000 Campos Novos, Brasil


EMAIL

colegio@cnauxiliadora.com.br