HOME Ensino

Ensino

Uma escola da Rede Salesiana Brasil

APRESENTAÇÃO

No Colégio Auxiliadora a educação é assumida como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com o conhecimento se constitui como pessoa. Nosso “fazer educativo” é fundamentado nos três alicerces da pedagogia de Dom Bosco: Razão (Compreensão da vida), Religião (sentido da vida) e Amor (Valorização da vida).

Neste contexto educativo-pastoral, buscamos promover em nossos educandos uma formação capaz de “evangelizar educando e educar evangelizando” isto é, ampliar seus conhecimentos acadêmicos e desenvolver uma consciência cristã e cidadã, a fim de estarem preparados para enfrentar os desafios do mundo de forma coerente e equilibrada.

O Colégio Auxiliadora de Campos Novos assume como escola pertencente a Rede Salesiana Brasil, a concepção de um currículo de educação católica, integral e inclusiva, nas perspectivas de: construção de conhecimento científico, social, cultural, pedagogicamente relevantes; desenvolvimento do sentido de pertença à comunidade humana, tendo consciência do cuidado com a casa comum; domínio e uso responsável de tecnologias, linguagens e mídias digitais para formação crítico-reflexiva; formação na e para a liberdade, autonomia e crescimento na capacidade e éticos universais; atenção ao outro como expressão primeira na lógica do cuidado; desenvolvimento das diversas formas de expressão e de comunicação.

Entendemos que os bons materiais (interessantes e estimulantes, impressos e digitais) precisam ser acompanhados de desafios, atividades, histórias, jogos que realmente mobilizem os alunos, em cada etapa, que lhes permitam caminhar em grupo (colaborativamente) e sozinhos (aprendizagem personalizada), utilizando as tecnologias mais adequadas (e possíveis) em cada momento. A implantação do Material Didático Digital para o Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio em 2014  foi e é um avanço no desenvolvimento de estratégias educativas com o objetivo de que os estudantes aprendam mais e melhor a fim de que, ao realizarem esta experiência, tornem-se protagonistas em seus contextos. Para os professores de todos os segmentos, são produzidos Manuais Digitais, que incorporam conteúdos formativos, propostas diversificadas de atividades e de recursos educacionais digitais. Nesse contexto, adequados à cultura juvenil e à realidade virtual, são oferecidos recursos e soluções educacionais, como: Plataforma Adaptativa + Edebê, objetos digitais, livros interativos e Plataforma Edebê Edu, os quais democratizam e facilitam os processos de aprendizagem, ampliando e incentivando a pesquisa, o estudo interativo personalizado e a conectividade que faz aprender em rede.
"Aqui, aprender coisas novas soa como música."

"Nossas experiências nos levam a novas descobertas."

Educação Infantil

Na Educação Infantil do Colégio Auxiliadora, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

A criança é vista e respeitada por ser criança, suas linguagens, suas culturas e seu protagonismo.

A proposta educativa utiliza-se dos campos de experiência -O eu, o outro, o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações - e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular como referência para o Planejamento, pois a concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social reitera a importância e necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.

O material didático exclusivo da Rede Salesiana Brasil GIROLHAR para as turmas do Infantil I, II e III, disponibiliza Kits da Coleção compostos por 2 livros didáticos (semestral), 2 blocos de material de apoio (semestral), 2 livros de literatura físicos + 1 digital, pasta da família, sacola Girovai Girovem, fichas da família e kit para espiar que garantem a apropriação dos conhecimentos significativos por meio das experiências e uma educação para o consumo consciente, pensamento lógico e computacional, trabalho colaborativo, formação de repertório estético e cultural, construção de habilidades de comunicação e formação artística.

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento

13h15min às 17h30min

Coordenadora Pedagógica

Elenice Aparecida de Oliveira Fornara

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Em nosso ambiente educativo, consideramos o currículo como um modo de mediação pedagógica e cultural a serviço das pessoas que partilham a educação como experiência que promove conhecimento, autonomia e protagonismo. A proposta pedagógica organizada em áreas tem por objetivo reunir conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

Consideramos que a integração entre os vários componentes curriculares e as áreas do conhecimento se faça pelas concepções e pressupostos teórico-metodológicos comuns a todas a elas e por meio do desenvolvimento de habilidades escolares comuns que são: a leitura e interpretação de diferentes linguagens; produção de textos em gêneros variados; clareza na exposição de ideias; argumentação coerente; interpretação de fatos e ideias; mobilização de conhecimento e informações; aplicação de conceitos e procedimentos para a resolução de problemas.

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento:

13h15min às 17h30min

Coordenadora Pedagógica

Rosane Aparecida Padilha de Oliveira

Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino fundamental anos finais tem como objetivo dar condição para que os adolescentes sejam agentes na construção do próprio conhecimento. Concepções de ensino e aprendizagem são voltadas para o crescimento do estudante no desenvolvimento de suas mais variadas potencialidades. Nesta perspectiva dá-se vazão à capacidade do estudante em extrapolar o conteúdo e refletir sobre o mesmo, garantindo maior autonomia no seu pensamento sobre os acontecimentos que o envolvem e sobre outros acontecimentos dos mais variados contextos, para torna-lo autoral e autônomo na sua forma de pensar e agir.

Nessa ótica, nossa proposta de educação ativa todas as potencialidades do jovem, das capacidades intelectuais às emotivas, e torna-o capaz de assumir a corresponsabilidade com o seu desenvolvimento, junto aos seus educadores, em suas várias dimensões. A relação do estudante com o conhecimento ocorre em situações concretas, no desejo de que o ensino seja conduzido de forma compatível com uma formação ampla, alicerçada no conhecimento, com intenção e consciência de que, em cada aula de cada componente curricular, desenvolvam-se valores, realizem-se investigações, respeitem-se os contextos e ampliem-se a leitura crítica de cada conteúdo estudado.

Com o Material Didático Digital possibilita-se a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, saberes, valores e diferentes linguagens.  As propostas pedagógicas e didáticas interdisciplinares possibilitam o diálogo entre os componentes curriculares a fim de colaborar na construção do conhecimento de um ou mais objeto de ensino, com isso, se contribui, sobremaneira, com a educação integral.

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento

7h45min às 12h

Coordenadora Pedagógica

Jâni Marli Alves França Bagatini

Ensino Médio

No Ensino Médio com vistas a cooperar no amadurecimento integral e processual dos jovens, reconhecemos que os recursos tecnológicos do tempo presente reforçam as estratégias já vivenciadas em nossos ambientes educativos, como por exemplo: o trabalho em grupo, a pesquisa, a monitoria assistida, a utilização de sequências didáticas, a problematização como ponto de partida para o aprofundamento de conteúdos e a utilização do Material Didático Digital, que potencializa as ferramentas didáticas do cotidiano e o incentivo à pesquisa e ao estudo dentro e fora da sala de aula. Utiliza-se as tecnologias nos diversos componentes curriculares, incentivando os estudantes a serem produtores e não receptores. Disponibiliza-se os conteúdos também em ambientes virtuais de aprendizagem e opta-se por atividades mais criativas e estimulantes, como a de orientar, tirar dúvidas, aprofundar as informações básicas adquiridas e contextualizadas consolidando a formação dos alunos em conceitos, habilidades, atitudes e valores.

Dessa forma, a preparação para vestibulares e ENEM concretiza-se com resultados positivos na execução da função da escola que queremos, ensinar a conhecer, formar para compreender, desenvolver o pensar reflexivo para atuar na vida em sociedade.

 

 

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento matutino

7h45min às 12h

Horário de funcionamento Quarta-feira vespertino

13h15min às 17h30min

Coordenação Pedagógica

Jâni Marli Alves França Bagatini