HOME Ensino

Ensino

Uma escola da Rede Salesiana Brasil

APRESENTAÇÃO

No Colégio Auxiliadora a educação é assumida como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com o conhecimento se constitui como pessoa. Nosso “fazer educativo” é fundamentado nos três alicerces da pedagogia de Dom Bosco: Razão (Compreensão da vida), Religião (sentido da vida) e Amor (Valorização da vida).

Neste contexto educativo-pastoral, buscamos promover em nossos educandos uma formação capaz de “evangelizar educando e educar evangelizando” isto é, ampliar seus conhecimentos acadêmicos e desenvolver uma consciência cristã e cidadã, a fim de estarem preparados para enfrentar os desafios do mundo de forma coerente e equilibrada.

O Colégio Auxiliadora de Campos Novos assume como escola pertencente a Rede Salesiana Brasil, a concepção de um currículo de educação católica, integral e inclusiva, nas perspectivas de: construção de conhecimento científico, social, cultural, pedagogicamente relevantes; desenvolvimento do sentido de pertença à comunidade humana, tendo consciência do cuidado com a casa comum; domínio e uso responsável de tecnologias, linguagens e mídias digitais para formação crítico-reflexiva; formação na e para a liberdade, autonomia e crescimento na capacidade e éticos universais; atenção ao outro como expressão primeira na lógica do cuidado; desenvolvimento das diversas formas de expressão e de comunicação.

Entendemos que os bons materiais (interessantes e estimulantes, impressos e digitais) precisam ser acompanhados de desafios, atividades, histórias, jogos que realmente mobilizem os alunos, em cada etapa, que lhes permitam caminhar em grupo (colaborativamente) e sozinhos (aprendizagem personalizada), utilizando as tecnologias mais adequadas (e possíveis) em cada momento. A implantação do Material Didático Digital para o Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio em 2014  foi e é um avanço no desenvolvimento de estratégias educativas com o objetivo de que os estudantes aprendam mais e melhor a fim de que, ao realizarem esta experiência, tornem-se protagonistas em seus contextos. Para os professores de todos os segmentos, são produzidos Manuais Digitais, que incorporam conteúdos formativos, propostas diversificadas de atividades e de recursos educacionais digitais. Nesse contexto, adequados à cultura juvenil e à realidade virtual, são oferecidos recursos e soluções educacionais, como: Plataforma Adaptativa + Edebê, objetos digitais, livros interativos e Plataforma Edebê Edu, os quais democratizam e facilitam os processos de aprendizagem, ampliando e incentivando a pesquisa, o estudo interativo personalizado e a conectividade que faz aprender em rede.
Parceria de Sucesso

Colégio Auxiliadora e você unindo esforços em busca do crescimento!

Educação Infantil

Na Educação Infantil do Colégio Auxiliadora, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

A criança é vista e respeitada por ser criança, suas linguagens, suas culturas e seu protagonismo.

A proposta educativa utiliza-se dos campos de experiência -O eu, o outro, o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações - e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular como referência para o Planejamento, pois a concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social reitera a importância e necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.

O material didático exclusivo da Rede Salesiana Brasil GIROLHAR para as turmas do Infantil I, II e III, disponibiliza Kits da Coleção compostos por 2 livros didáticos (semestral), 2 blocos de material de apoio (semestral), 2 livros de literatura físicos + 1 digital, pasta da família, sacola Girovai Girovem, fichas da família e kit para espiar que garantem a apropriação dos conhecimentos significativos por meio das experiências e uma educação para o consumo consciente, pensamento lógico e computacional, trabalho colaborativo, formação de repertório estético e cultural, construção de habilidades de comunicação e formação artística.

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento

13h15min às 17h30min

Orientação Educacional

Elenice Aparecida de Oliveira Fornara

Coordenação Pedagógica

Jâni Marli Alves França Bagatini

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Em nosso ambiente educativo, consideramos o currículo como um modo de mediação pedagógica e cultural a serviço das pessoas que partilham a educação como experiência que promove conhecimento, autonomia e protagonismo. A proposta pedagógica organizada em áreas tem por objetivo reunir conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

Consideramos que a integração entre os vários componentes curriculares e as áreas do conhecimento se faça pelas concepções e pressupostos teórico-metodológicos comuns a todas a elas e por meio do desenvolvimento de habilidades escolares comuns que são: a leitura e interpretação de diferentes linguagens; produção de textos em gêneros variados; clareza na exposição de ideias; argumentação coerente; interpretação de fatos e ideias; mobilização de conhecimento e informações; aplicação de conceitos e procedimentos para a resolução de problemas.

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento

13h15min às 17h30min

Orientaçao Educacional

Caroline Mazocco Medeiros

Coordenação Pedagógica

Jâni Marli Alves França Bagatini

Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino fundamental anos finais tem como objetivo dar condição para que os adolescentes sejam agentes na construção do próprio conhecimento. Concepções de ensino e aprendizagem são voltadas para o crescimento do estudante no desenvolvimento de suas mais variadas potencialidades. Nesta perspectiva dá-se vazão à capacidade do estudante em extrapolar o conteúdo e refletir sobre o mesmo, garantindo maior autonomia no seu pensamento sobre os acontecimentos que o envolvem e sobre outros acontecimentos dos mais variados contextos, para torna-lo autoral e autônomo na sua forma de pensar e agir.

Nessa ótica, nossa proposta de educação ativa todas as potencialidades do jovem, das capacidades intelectuais às emotivas, e torna-o capaz de assumir a corresponsabilidade com o seu desenvolvimento, junto aos seus educadores, em suas várias dimensões. A relação do estudante com o conhecimento ocorre em situações concretas, no desejo de que o ensino seja conduzido de forma compatível com uma formação ampla, alicerçada no conhecimento, com intenção e consciência de que, em cada aula de cada componente curricular, desenvolvam-se valores, realizem-se investigações, respeitem-se os contextos e ampliem-se a leitura crítica de cada conteúdo estudado.

Com o Material Didático Digital possibilita-se a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, saberes, valores e diferentes linguagens.  As propostas pedagógicas e didáticas interdisciplinares possibilitam o diálogo entre os componentes curriculares a fim de colaborar na construção do conhecimento de um ou mais objeto de ensino, com isso, se contribui, sobremaneira, com a educação integral.

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento

7h50min às 12h15min

Orientação Educacional

Daiane Moresco

Coordenação Pedagógica

Jâni Marli Alves França Bagatini

Ensino Médio

No Ensino Médio com vistas a cooperar no amadurecimento integral e processual dos jovens, reconhecemos que os recursos tecnológicos do tempo presente reforçam as estratégias já vivenciadas em nossos ambientes educativos, como por exemplo: o trabalho em grupo, a pesquisa, a monitoria assistida, a utilização de sequências didáticas, a problematização como ponto de partida para o aprofundamento de conteúdos e a utilização do Material Didático Digital, que potencializa as ferramentas didáticas do cotidiano e o incentivo à pesquisa e ao estudo dentro e fora da sala de aula. Utiliza-se as tecnologias nos diversos componentes curriculares, incentivando os estudantes a serem produtores e não receptores. Disponibiliza-se os conteúdos também em ambientes virtuais de aprendizagem e opta-se por atividades mais criativas e estimulantes, como a de orientar, tirar dúvidas, aprofundar as informações básicas adquiridas e contextualizadas consolidando a formação dos alunos em conceitos, habilidades, atitudes e valores.

Dessa forma, a preparação para vestibulares e ENEM concretiza-se com resultados positivos na execução da função da escola que queremos, ensinar a conhecer, formar para compreender, desenvolver o pensar reflexivo para atuar na vida em sociedade.

 

 

 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento

7h às 12h15min

Orientação Educacional

Daiane Moresco

Coordenação Pedagógica

Jâni Marli Alves França Bagatini